Relativa a este site

Download

Publicações Apresentações Outros

A Metodologia Empreender

 Marcos do desenvolvimento e divulgação da Metodologia Empreender

Estatísticas de Núcleos e MPEs

Depoimentos de presidentes e empresários

Propriedade da Metodologia Empreender

Formação de Capital Social

Núcleos

Tipos de Núcleos

Manual de Núcleos

Como acabar com um Núcleo

Associações

Desenvolvimento organizacional

 Lobby

 

Perguntas e Respostas sobre Núcleos

O que fazer quando um Núcleo ultrapassa o número de 20 membros?

Quando um Núcleo tem constantemente mais de 20 membros participando nas reuniões e outras atividades o consultor tem que considerar a opção de dividir o grupo em dois núcleos, a fim de manter o tamanho ideal (veja: Qual é o número mínimo e máximo de participantes por Núcleo?).

A divisão do Núcleo contribui para aumentar a homogeneidade dos grupos e / ou para facilitar o acesso a um Núcleo. Existem vários critérios para dividir um Núcleo:

Por tamanho das empresas: as maiores empresas em um Núcleo, as menores em outro. Para determinar o tamanho pode-se usar o número de empregados. Tal divisão corresponde, freqüentemente, a uma divisão do Núcleo em empresas tecnicamente mais avançadas e menos avançadas. Resultado: maior homogeneidade.           
Exemplo: um Núcleo de marceneiros é dividido em dois grupos; um composto por empresas com até oito empregados e outro com mais de oito.

Per gama de produtos: no início de um Núcleo é comum termos uma gama muito grande de produtos dos empresários participantes. Nesses casos, o Núcleo pode ser dividido levando em consideração a semelhança dos produtos e tecnologias. Resultado: maior homogeneidade.          
Exemplos:

  • um Núcleo de Panificação pode ser dividido em padarias e confeitarias;

  • um Núcleo de Marcenarias, em marcenarias e carpintarias;

  • um Núcleo de Artefatos de Couro, em produção de sapatos e outros produtos de couro;

  • um Núcleo de Automecânicas, em automecânicas, autoelétricas / autoeletrônicas, painel espancamento, oficinas de motocicletas, de tratores, de caminhões, etc.

Por localização das empresas: o Núcleo é dividido por localização das empresas participantes: Norte / Sul de uma cidade, por aldeia / subúrbio de um município, etc. Resultado: diminuição do percurso até o local das reuniões.        
Observação: se as reuniões continuarem a acontecer no escritório da ACE (Associação Comercial e Empresarial), esta divisão não proporciona vantagens para os empresários. Só terá sentido se for possível identificar (e, eventualmente, financiar) locais apropriadas para as reuniões, próximos às empresas.

Temos um exemplo em Sri Lanka, onde a Câmara de Comércio e Indústria de Badulla mantinha, temporariamente, cinco Núcleos de Plantas Ornamentais em diferentes locais no distrito. Uma associação agrícola organizou Núcleos de acordo com suas localizações geográficas.

Por tipo de personalidade: o Núcleo se divide em função de participantes específicos. Isso pode fazer sentido quando duas ou mais lideranças começam a concorrer ou até mesmo disputar espaço no Núcleo, gerando situações de conflito e desconforto. Resultado: diminuição das tensões e aumento da homogeneidade.

Embora não se tenha até hoje notícias da divisão de um Núcleo por esta razão, deve-se manter essa possibilidade em mente.

O processo de divisão de um Núcleo deve ser feita com cuidado:

  • Explique as dificuldades e possíveis efeitos negativos de um Núcleo com muitos membros;

  • Apresente as três primeiras alternativas acima para uma divisão do Núcleo;

  • Deixe os empresários decidirem como querem dividir o Núcleo (considere até mesmo a possibilidade de uma votação secreta);

  • Deixe os empresários decidirem em que Núcleo querem participar;

  • Intervenha apenas se a divisão resultar em dois Núcleos com números de participantes muito dispares (exemplo: um com 15 empresários, outro com cinco).

05/02/2009 / MueGlo / Jairo / Simone / Amina