Relativa a este site

Download

Publicações Apresentações Outros

A Metodologia Empreender

 Marcos do desenvolvimento e divulgação da Metodologia Empreender

Estatísticas de Núcleos e MPEs

Depoimentos de presidentes e empresários

Propriedade da Metodologia Empreender

Formação de Capital Social

Núcleos

Tipos de Núcleos

Manual de Núcleos

Como acabar com um Núcleo

Associações

Desenvolvimento organizacional

 Lobby

 

Bem-vindo
aos Núcleos de Empreendedores em Associações Empresariais

O projecto foi positivo porque estando sozinho podemos estagnar, enquanto no grupo conhecemos mais gente para interacção e troca de experiência, como aconteceu no apoio de criação de Núcleos na cidade.

Fahar Omar Ibraimo, Empresário, Membro do Núcleo de Reparação de Automóveis da ACI de Nampula, Moçambique

Novidades e Eventos

atualizado 02.10.10

24. - 29.10.10 - São Paulo, Brasil: CACB & bfz, Alemanha:
- Seminário Internacional de Consultoria Grupal (pdf)

- Ficha de Inscrição (pdf)

01.09.10 - SEQUA / AL INVEST - Peru, Equador, Colômbia e Bolívia informa : Dossiê especial sobre Nucleos de Artesanato

18.05.09 - AL Invest: inicio de treinamento em quatro países ...

16.05.09 - Córdoba, Argentina: Núcleos na CaCEC,  ...

01.05.09 - Jörg Meyer-Stamer faleceu ...

10.04.09 - Perguntas e respostas:
Como um novo presidente conduzirá a ACE?

É possível alterar o estilo de liderança de um presidente?

02.04.09 - Nampula, Moçambique: Final do Projeto de parceria ACIANA - bfz ...

22.03.09 - Nampula, Moçambique: Lindíssimo vídeo da ACIA de Nampula em cooperação com o bfz: Programa Fortalecer - Núcleos em Moçambique

17.03.09 - Santa Cruz, Bolívia: Começo de um projeto de câmaras com SEQUA em quatro países da AL ...

15.03.09 - Recife, PE, Brasil: FIEPE e bfz criam Núcleos em sindicatos patronais ...

13.03.09 - Estatísticas de Núcleos e MPEs atualizadas ...

23.02.09 - Berlim, Alemanha - Acra, Gana: Desenvolvimento organizacional através do reforço das capacidades de investigação científica teórica...

12.02.09 - São José, SC, Brasil: Mensagem de Jairo Aldo da Silva, Brasil, aos consultores de ACEs participando no Curso de Formação de Consultores do Empreender á distancia ....

04.02.09 - Freiberg, Alemanha: Hermann Bertlein morreu ...

01.12.08 - Hof, Alemanha: O bfz aplica a Metodologia Empreender ...

17.11.08 - São Paulo, Brasil: Primeiro encontro internacional do Empreender Internacional ...

01.11.08 - Bonn: Simone Lehmann entra na SEQUA ...

15.10.08 - Argélia: "A Formação de Capital Social entre os Empresários de Micro e Pequenas Empresas: A Experiência dos Núcleos Setoriais do 'Empreender'" - - Dr. Núcleo, José Maria Melim e Jordi Castan, Joinville, expliquem como funciona....

08.10.08 - ACE de Joinville: Núcleo de Usinagem e Ferramentaria: O Núcleo mais antigo do Brasil se renova com Projeto Empreender Competitivo

10/2008  - Santa Cruz, Bolívia: Presentação da Metodologia Empreender à CAINCO por Jordi Castan, Joinville...

07/2008  - El Salvador, América Central: Treinamento de consultores de Núcleos por Jairo Aldo da Silva, Brasil ...

27.07.08 - Bonn, Alemanha: SEQUA adota a Metodologia Empreender. Discussão com Rainer Müller-Glodde ...

20.07.08 - Argélia: Jordi Castan e Ederaldo Ribeiro, Joinville,  trainem diretores executivos e consultores de Núcleos de câmaras comerciais e industriais apoiadas pelo AAPOP

05.05.08 - Munique: A Fundação Empreender e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e alta Baviera assinam um Acordo de Cooperação ...

03.05. - 10.05.08 - Munique:  Núcleos de Meio Ambiente brasileiros visitam a IFAT: "A  Feira é simplesmente maravilhosa...."

25.11.07 - 06.12.07 - Argélia - Brasil: Visita de câmaras argelinas ao Brasil ...


Peru, Equador, Colômbia e Bolívia - 18.05.09

Uma seqüência de treinamentos de consultores e empresários sobre a organização de Núcleos começou com cerca 20 câmaras empresariais participantes do projeto AL Invest. O projeto está apoiado pela SEQUA e a UE.

Jordi Castan, SC, realiza quatro cursos de uma semana na Bolívia, Jairo Aldo de Silva, SC, três cursos na Colômbia e Eduardo Pereyra, Uruguai, três cursos em Equador. - Eduardo trabalhava np projeto de cooperação Fundação Empreender - HWK Munique na década de noventa e introduzia a metodologia CEFE nos Núcleos e escolas técnicas.

Ricardo Castedo, CAINCO, Bolívia: "A experiência que tivemos em Santa Cruz foi um sucesso porque conseguimos cumprir todas as metas:

i) atraímos interesse de empresários e formamos o primeiro Núcleo (vamos criar dois outros Núcleos este mês)

ii) os consultores conseguirem tomar conhecimento deste instrumento e seu potencial

iii) os diretores (um total de 19) de CADEX e CAINCO foram treinados e, sobretudo, tornaram-se convicto de que a ferramenta Núcleo funciona".

Córdoba, Argentina - 17.05.09

Claudia Fiant, Gerente de Promoção Comercial da CaCEC : "Trabalhamos full time na CaCEC com vários temas, feiras, missões, eventos especiais e, obviamente, com um enfoque sobre a importância dos Núcleos. Temos dois Núcleos, NEXAR e GREPAL (grupo alimentar)

A coordenação desses Núcleos é conduzida por Paola Aguero, que fez uma especialização muito importante.

Estamos sempre analisando a possibilidade de formar outros Núcleos. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos por ambos. Trabalhamos com um Plano de Ação desenvolvido ao final de cada ano, não considerando só missões comerciais, mas missões inversas de compradores, ação de imagem, etc. "

Nota: A Fundação Empreender, SC, apresentava a Metodologia Empreender à CaCEC e Câmara da Indústria e Comércio de Stuttgart, Alemanha, em 2000.

CaCEC

NEXAR - Núcleo Eléctrico Exportador Argentina

Duisburg - 01.05.09

Após período muito rápido de doença, Jörg Meyer-Stamer faleceu no último dia 01 de maio, seis meses após completar seu 50o aniversário.

Nós, funcionários de projetos de parceria com Alemanha (HWK de Munique e Fundação Empreender, Joinville - Brasil; ESSP-GTZ, Kandy - Sri Lanka), representantes e funcionários de Associações Empresariais e empresários que tivemos a felicidade de trabalhar com profissional tão competente, queremos deixar expresso nosso pesar por tão grande perda e também nosso reconhecimento pela dedicação, comprometimento e profissionalismo com que desenvolveu atividades em nossas empresas e entidades.

Quando Jörg chegou a Santa Catarina, em 1997, tinha como missão apenas desenvolver um conceito para uma brochura que servisse de documento orientador para o marketing de municípios. O resultado foi o "Programa Marketing Municipal", ali implantado e que Jörg gradualmente desenvolveu, vindo a transformar-se, mais tarde, no grande programa / metodologia PACA / LOCA, hoje difundido e implantado em vários países.

Jörg: rápido, direto, entrando sempre com um pensamento diferente, perturbando as prevalecentes "verdades", estimulando, proporcionando novas visões / experiências, “chegando de avião e deixando cair suas pequenas bombas”, como ele dizia e, em seguida, observando para ver o que iria acontecer. Tudo isso envolto no enigmático humor seco, típico de Ammerland, norte da Alemanha...

Por tudo isso ele deixa atrás de si rastros duradouros em muitas mentes.

Obrigado, Jörg. Você vai fazer falta. Mas você não está morto, pois "O homem está vivo, enquanto alguém se lembra dele". (ditado africano)

Amina Yoosuf - Kandy, Sri Lanka / Jairo Aldo da Silva, Jordi Castan, Jose Maria Melim, Ederaldo Ribeiro, Lucilena Michelutti - Santa Catarina, Brasil / Rainer Müller-Glodde, Dakar, Senegal

Sobre o começo de Marketing Municipal em SC nos anos 1989 / 99
com Jörg Meyer-Stamer:

Blumenau (ppt)

Brusque (ppt)

Jaraguá do Sul (ppt)

São Bento do Sul (ppt)

Mafra (doc)

Nampula - Hof - 02.04.09

Anne Oertel, coordenadora do projeto de parceria entre a ACIANA e o bfz informa sobre o fim do projeto que tinha iniciado em 2001.

Atualmente funcionam 10 Núcleos na ACIANA mais cinco em ACIAs vizinhas. Veja os detalhes e algumas colocações de empresários e do Presidente António Pereira Momade no boletim "Focus Empresarial" (pdf).

No Brasil dissemos na época: "O apoio financeiro do parceiro alemão terminou - mas este projeto, nosso projeto com os Núcleos, vai continuar!" Desejamos a ACIANA e as outras ACIAs o mesmo.

" ... o projecto não se vai retirar deixando por completo um vazio. A ACIANA assinou um acordo de cooperação com a CACB do Brasil para conduzir o programa EMPREENDER que tem as características semelhantes do programa FORTALECER.”

António Pereira Momade, Presidente da ACIANA

Bolívia - Bonn - 17.03.09

O programa "AL-Invest" começou com câmaras empresariais de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru em cooperação com a SEQUA e câmaras de outros países  europeus.  O projeto está apoiado pela UE.

Simone Lehmann, SEQUA, e Jordi Castan, Joinville, SC, vão apresentar a Metodologia Empreender, que faz parte integral do conceito  do projeto, em todos os quatro países.  Adicionalmente vão elaborar com CAINCO,  Santa Cruz, Bolívia, o planejamento operacional. CAINCO representa as câmaras participantes.

Recife, Brasil - 15.03.09

Através do "Programa Cooperar" a Federação de Indústrias de Pernambuco (FIEPE) junto com o bfz, Hof, Alemanha, está introduzindo Núcleos em 15 sindicatos patronais.

"Dentre as ações do projeto estão o fortalecimento da capacidade de gestão e liderança das diretorias, a capacitação e profissionalização do corpo funcional dos sindicatos, a elaboração e implementação de um programa setorial para cada um dos sindicatos participantes e a profissionalização da prestação de serviços dos sindicatos, melhorando e diversificando o portfólio oferecido para atender a demanda real das empresas."

Em 12/2008 houve 32 Núcleos ativos com 481 participantes (veja as estatísticas). Como está funcionando ainda não sabemos. Mais informações no site da FIEPE.

Mas, como Martin Wahl, bfz, informou, no caso de uma associação de arquitetos e engenheiros consultando na área de construção civil não funcionou ... o que não é uma surpresa!?

Berlim - Accra - 23.02.09

A BDI - Confederação da Indústria Alemã -, uma instituição de empresas de grande porte, inicia um projeto de parceria com a Associação de Indústrias Gana (AGI).

No contexto do desenvolvimento organizacional da associação o projeto tem como objetivo a melhoria de seu trabalho de lobby através do "reforço das capacidades de investigação científica teórica ". Obviamente, a tese é: quem sabe mais, quem está melhor preparado, tem mais chances de convencer com êxito.

Considerando o ambiente econômico, político e cultural na África, esta caminho parece ser muito desafiador. Será interessante de observar, de que forma os gestores do projeto ganharão um impacto sustentável na associação.

São José, SC - 12.02.09

Olá, povo da Turma 27
Este material acaba de ser incluído na Biblioteca Virtual do Curso de Formação de Consultores do Empreender.

É um Site criado e administrado por uma equipe internacional de profissionais responsáveis pela implantação da Metodologia Empreender nos diversos continentes. Tem como objetivo promover uma plataforma para debate entre Associações Empresariais, Núcleos e Empresários que adotam esta metodologia, criando espaço que rompe fronteiras de países e linguas para intercâmbio de conhecimentos e experiências na sua aplicação. Com históricos, informações, notícias, estatísticas, bibliografias, materiais e depoimentos sobre a implantação e desenvolvimento da Metodologia nos diversos países, é uma excelente fonte para aprofundamento do tema. É possível sentir a magnitude da abrangência e os resultados desta Metodologia considerada “revolucionária”, pela sua concepção simples, mas altamente eficaz.

Você poderá também contribuir, enviando notícias e experiências de sua ACE.

Freiberg, Alemanha - 04.02.09

Fomos informados hoje por Margot Bertlein, que seu marido Hermann Bertlein morreu no dia 24.12.2008.

Hermann Bertlein, origem de Joinville, morando na Alemanha e no Brasil, acompanhou como interprete desde 1992 o projeto de parceria entre as ACEs do nordeste de Santa Catarina e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique a Alta Baviera. Cuidou sempre dos mestres da HWK durante seus trabalhos com os Núcleos em Santa Catarina e acompanhou muitas missões de empresários e dirigentes das ACEs para Munique. Foi sempre o melhor interprete que tínhamos porque não  traduziu só mas soube também transferir o espirito e as emoções das pessoas.

É uma pena que não esta mais conosco - vai faltar.

Hof, Alemanha - 01.12.08

Martin Wahl, Coordenador de Programes do bfz, informa sobre a aplicação da Metodologia Empreender em Moçambique, Paquistão e América Central.

Martin Wahl participou no segundo workshop da Fundação Empreender / HWK Munique em Joinville, Brasil, em 1997. Anos depois o bfz começou aplicar a Metodologia Empreender em dois projetos em Moçambique e agora em Paquistão e América Central (Mexico, Guatemala, Honduras e El Salvador).
Veja também "Núcleos no mundo".

São Paulo, Brasil - 17.11.08

Empreender Internacional / CACB organizou o primeiro encontro internacional de associações a câmaras empresariais aplicando a Metodologia Empreender.

Representantes a associações da Africa do Sul, Moçambique, México, Colômbia, Uruguai, Chile e Paquistão trocaram informações e experiencias sobre a criação e a organização de Núcleos.

Bonn - 01.11.08

Simone Lehmann, Consultora Internacional, entra na SEQUA em novembro 2008.

De 2002 até 2006, esteve envolvida na implementação da Metodologia Empreender em Sri Lanka.  Como membro da equipe da SEQUA vai apoiar a adaptação da Metodologia Empreender á contextos diferentes começando com um programa de produção sustentável em  Vietnã.

Argélia,  15.10.2008

A convite de AAPOP, "Dr. Núcleo", José Maria Melim, Joinville, e Jordi Castan fazem uma seqüencia de apresentações e de treinamento na Argélia.

Dr. José Maria Melim (Dr Nucleus) é ex-Diretor da Escola Técnica Tupy em Joinville, ex-Diretor executivo de serviços da ACE de Joinville, engajado no desenvolvimento de Metodologia Empreender e na sua disseminação no Brasil desde 1991.  Formou-se em 2007 com o doutoramento "A Formação de Capital Social entre os Empresários de Micro e Pequenas Empresas: A Experiência dos Núcleos Setoriais do 'Empreender'".

Veja mais sobre Capital Social

Vídeos de e sobre Núcleos

Núcleos no WEB
Perguntas e Respostas

Mais ...

Porque chamar um grupo de empresários em uma ACE de "Núcleo"?

Por que o consultor deve gerenciar 10 Núcleos?

Qual é o número mínimo e máximo de participantes por Núcleo?

O que fazer quando um Núcleo ultrapassa o número de 20 membros?

Links para instituições promovendo Núcleos

   Alemanha

  bfz - Hof (pt)

  SEQUA (dt)

  SEQUA (en)

  Argélia

  AAPOP - GTZ (fr)

  BeniNucleus (fr)
Yahoo Groupe des Conseillers algériens

  Blog Nucleus (fr)

  Bolívia

CAINCO, Santa Cruz - DIHT (es)

  Brasil

  Empreender Brasil
CACB - Confederação de Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (pt)

  Empreender-Consultores Yahoo Grupo de Consultores brasileiros (pt)

  Empreender International
(pt / en / es)

  International Enterprising Yahoo Group of Empreender Internacional
(pt / en / es)

  Programa Cooperar FIEPE - Recife bfz (pt)

  Moçambique

ACIANA / ACIA de Nampula

  SEQUA (dt)

  bfz

  Sri Lanka

  NEF - Nucleus Enterprise Foundation (en)

  Uruguai

 Red ProPymes (es)
(
não atualizado por alguém tempo
)

Núcleos em associações empresariais (exemplos)

  Brasil (pt)

ACE Blumenau

ACE Guarulhos

 ACE Jaraguá do Sul

 ACE Joinville

ACE Maringá

ACE São Bento do Sul

Outros temas

Worldometers
Estatísticas mundiais atualizadas em tempo real

RadioDEL Podcast
Desenvolvimento Econômico Local (es)

Editorial

Editores

Guestbook para mensagens e perguntas

Treinamento na Bolívia
com Jordi Castan

Santa Cruz, Bolívia, 10/2008

O projeto de parceria entre a CAINCO - Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo -, SEQUA e a DIHT - Confederação de Câmaras Comerciais e Industriais - convidou Jordi Castan, Joinville, apesentar a Metodologia Empreender, explicar o funcionamento de Núcleos e seu impacto.

A mensagem de Jordi:

Atualmente, CAINCO está oferecendo, no quadro da cooperação com a DIHT, serviços às MPEs membros, que são na majoria empresas informais. Como membro da CAINCO podem se transformar em empresas formais.

Até à data as atividades concentraram-se na organização das empresas, a fim de melhorar seus produtos, para ajudá-las no processo de registro e para identificar novos mercados.

A Metodologia Empreender permite que as atividades de CAINCO já iniciadas poderiam chegar a um novo nível de impacto. Com os consultores de CAINCO seria possível chegar a resultados mais concretos e conseguir um maior impacto em um período mais curto. Os empresários do mesmo setor podem ganhar mais informações e know-how através de debates e intercâmbio e podem começar mais atividades em conjunto.

Barbara Konner da DIHT e Jordi Castan

O nível elevado dos consultores da CAINCO e a parceria com a DIHT aumenta as chances, que a criação de Núcleos funciona em Santa Cruz de La Sierra com sucesso em um curto espaço de tempo.

Veja mais:

- o bom web site da CAINCO (es)

- os vídeos da CAINCO como exemplo da apresentação de uma ACE e seus serviços (es)

- a apresentação do projeto de parceria CAINCO - DIHT - SEQUA no website da SEQUA em alemão

El Salvador, América Central, 07/2008

Jairo Aldo da Silva, Joinville, Brasil, ex-Diretor Executivo da Fundação Empreender e agora consultor autônomo, trainou consultores do projeto de parceria entre Câmaras Comerciais e Industriais da América Central e do bfz / Alemanha.

No projeto participam as câmaras de Guatemala, Choloma (Honduras), Tegucigalpa e El Salvador. Este rede é apoiado pelo Centro Empresarial de Jalisco (CEJ) de México, do bfz e da SEQUA. A equipe do projeto começou agora aplicar elementos da Metodologia Empreender

Bonn, Alemanha - 27.07.08

Discussão entre a SEQUA - Ralf Meier, Chefe do Gerenciamento do Programa , Dr. Florian Lütticken, Coordenador de Programas com a UE, Veronique Chavane, Diretor de Projeto, responsável também pela participação  da SEQUA no projeto AAPOP - GTZ Argélia - e Rainer Müller-Glodde: A SEQUA adota a Metodologia Empreender.

Desde o início, em 1991, a estratégia da SEQUA tinha sido sempre não envolver-se em projetos de parceria entre as câmaras de Alemanha alemão e as de outros países, mas a concentrar-se em administração, financiamento e relatórios. Ralf Meier explicou agora que esta política está começando a mudar. SEQUA desenvolve e adota metodologias, estratégias e instrumentos para o desenvolvimento de câmaras e associações empresariais, e oferece-los como suporte à projetos de parceria de ACEs e outros projetos.

A base nas boas experiências da HWK Munique - Fundação Empreender, Joinville, da CACB - SEBRAE - KHK Essen, e do bfz Hof, Alemanha no Brasil e em Moçambique, da GTZ no Sri Lanka e na Argélia, SEQUA decidiu agora a adotar a Metodologia Empreender e aplicá-la em diferentes projetos. Dr. Florian Lütticken contou sobre propostas de projetos na América Central e Santa Cruz, Bolívia, enviadas à UE. Nos projetos planejados em Vietnã e Bangladesh é considerado a aplicação da metodologia para a introdução da "Produção Sustentável". O bfz está preparando um projeto no Paquistão e aplica a Metodologia Empreender no sul de Moçambique, juntamente com a GTZ. Além disso está em discussão a aplicação da metodologia na África do Sul, eventualmente junto com a CACB, Brasil.

Pergunta: onde estão acontecendo mais coisas interessantes em torno de câmaras e associações? Ralf Meier: Mongólia - agora já com 14 câmaras regionais -, no Sudeste de Europa e a Índia está a ficar emocionante.


Dr. Florian Lütticken, Veronique Chavane, Ralf Meier

Argélia - 20.07.08

Jordi Castan e Ederaldo Ribeiro, Joinville, Brasil, trainem Diretores Executivos e consultores de Núcleos de câmaras empresariais apoiadas pelo AAPOP em gerenciamento das entidades e dos Núcleos. O contrato é resultado da integração da SEQUA no projeto AAPOP - GTZ.

Ederaldo Ribeiro foi o primeiro consultor de Núcleo no contexto do desenvolvimento da Metodologia Empreender. Começou seu trabalho em setembro de 1991 na ACE de Joinville. Alguns anos mais tarde, ingressou na equipe da Fundação Empreender, trabalhou durante algum tempo como consultor autônomo e participou na divulgação da Metodologia Empreender no Brasil. Atualmente ele corre a sua própria empresa de consultoria e treinamento com até 16 colaboradores.

Munique - 05.05.08

17 anos depois do início do projeto de parceria entre a HWK de Munique e ACEs do nordeste de Santa Catarina a HWK e a FE confirmam sua amizade através da assinatura  de um "Acordo de Cooperação":

"A Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera e a Fundação Empreender reafirmam suas relações de parceria existentes desde 1991. Elas contribuem para fortalecer as relações de amizade existentes entre os empresários da Baviera e a economia de Santa Catarina e dos demais Estados do Brasil."

Download do acordo (pdf)

Heinrich Traublinger, presidente da HWK, Uwe Stortz, presidente da ACE de São Bento do Sul, que assinou o acordo representando Adriano Zimmermann, presidente da FE, Lothar Semper, DE da HWK

Joinville - Munique - 03.05. - 10.05.08

Pela terceira vez desde 1996 membros de Núcleos de Meio Ambiente no nordeste de Santa Catarina visitaram a "Feira Internacional de Água - Esgotos - Desperdício - Reciclagem" - IFAT em Munique.

A maioria dos participantes foram especialistas em meio ambiente em maiores  empresas de Brusque, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Itajaí e Blumenau. Uwe Stortz, presidente da ACE de São Bento do Sul, lidera o grupo e serve como interprete.

Os Núcleos de Meio Ambiente foram formados na região no contexto do Projeto de Parceria entre ACEs de SC, a Fundação Empreender e a HWK de Munique e Alta Baviera desde o início dos anos 90. Houve e ha um sofrimento e uma pressão alta no que se refere à eliminação de resíduos industriais e esgotos.

Pergunta durante a avaliação da viajem: O que você detectou na feira que poderia usar na sua empresa?

  • Só o cenário da feira já nos inspira com novas idéias para fazermos melhorias na nossa empresa.

  • Os produtos e as tecnologias apresentadas fazem com que voltemos com muita vontade de inovar.

  • Porém, também é muito frustrante, pois, quando nos aprofundamos no assunto para ver a viabilidade do projeto, nos deparamos com custos que estão muito longe da nossa realidade.

  • Esta feira me levou os questionamentos e me deixou muito otimista quanto ao futuro, pois, temos muita coisa para fazer no Brasil.

  • Outro detalhe importante foi à constatação do uso de incineradores para o tratamento e destino final dos resíduos. Neste item fiquei muito feliz, pois, nossa empresa já tem instalado e deve começar a operar em pouco tempo o tratamento térmico para os resíduos sólidos do Serviço de Saúde e outros, utilizando tecnologia de ponta, como as que vimos na  Feira e nas visitas técnicas.

  • Na feira identifiquei várias alternativas de segregação e disposição de resíduos e principalmente trocadoras de calor, além de uma série de equipamentos.

  • Sistemas de geração biogás, tratamento de resíduo orgânico e geração de energia elétrica; trituradores de resíduos; sistemas de controle, automação; entre outros.

Avaliação completa da viagem a IFAT (pdf)

 Heinrich Traublinger, presidente da HWK, e Lothar Semper, DE, com o grupo brasileiro: Merks, Gilmar José, Schweitzer, José Alberto, Teriet, Walter Junior, Goirigoitia, Ane Mery Pisetta, Muller, Rosângela Maria, Savi, Galdino Eloi, Ribeiro, Geanderson, Uwe Stortz

O relatório final e a decisão sobre o início de um projeto baseado na Metodologia Empreender ainda está pendente.

Argélia - Brasil - 25.11.07 - 06.12.07

17 representantes de câmaras argelinas, do governo argelino e do Projeto AAPOP - GTZ estudaram o funcionamento da Metodologia Empreender em Santa Catarina e Brasília.

Mais ...

 
 
Free counter and web stats